Operadora cria serviço de tradução instantânea do japonês para o inglês no celular

A maior operadora de telefonia do Japão, a NTT Docomo, desenvolveu um sistema de tradução de conversas do japonês para o inglês (e vice-versa) em tempo real. Ou quase.

Basta falar alguma coisa no celular e esperar poucos segundos para que uma voz traduza a frase. O processo não ocorre simultaneamente, mas se aproxima muito disso. A tecnologia ainda usa a nuvem para funcionar, assim como o Siri, assistente pessoal com reconhecimento de voz do iPhone 4S.



O recurso serve não só para chamadas telefônicas como também pode ser usado em um bate-papo cara a cara. Conforme a operadora, a taxa de sucesso no reconhecimento de fala chega a 90% para o japonês e cerca de 80% para o inglês, um incremento significativo se comparado aos 15-20% de quando o serviço foi revelado, em maio.



Os testes com 400 consumidores japoneses começaram nesta semana e vão seguir até março do ano que vem. Se tudo ocorrer como o planejado, a NTT Docomo irÁ oferecer o serviço para todos os seus 56 milhões de clientes na segunda metade de 2012. Outras opções de idiomas serão adicionadas no futuro.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.