Índice do Artigo

Notícias

Operadora cria serviço de tradução instantânea do japonês para o inglês no celular

A maior operadora de telefonia do Japão, a NTT Docomo, desenvolveu um sistema de tradução de conversas do japonês para o inglês (e vice-versa) em tempo real. Ou quase.

Basta falar alguma coisa no celular e esperar poucos segundos para que uma voz traduza a frase. O processo não ocorre simultaneamente, mas se aproxima muito disso. A tecnologia ainda usa a nuvem para funcionar, assim como o Siri, assistente pessoal com reconhecimento de voz do iPhone 4S.



YouTube video

O recurso serve não só para chamadas telefônicas como também pode ser usado em um bate-papo cara a cara. Conforme a operadora, a taxa de sucesso no reconhecimento de fala chega a 90% para o japonês e cerca de 80% para o inglês, um incremento significativo se comparado aos 15-20% de quando o serviço foi revelado, em maio.

YouTube video


Os testes com 400 consumidores japoneses começaram nesta semana e vão seguir até março do ano que vem. Se tudo ocorrer como o planejado, a NTT Docomo irÁ oferecer o serviço para todos os seus 56 milhões de clientes na segunda metade de 2012. Outras opções de idiomas serão adicionadas no futuro.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções