Intel revela informações sobre nova arquitetura Haswell

Por 09/11/2011 15:44 Comentários Reportar erro

A Intel segue um cronograma de desenvolvimento de produtos que ela mesma apelidou de "tick-tock" e em todo ano a empresa anuncia uma novidade dentro dessa perspectiva. Um ano "tock" traz uma nova arquitetura x86, um "tick" reduz a arquitetura a um novo processo de fabricação. Por exemplo, a Sandy Bridge é a última arquitetura lançada pela companhia, baseada no processo de 32nm, enquanto a Ivy Bridge é sua miniaturização para o processo de 22nm. Da mesma forma, a chamada Haswell serÁ uma arquitetura completamente nova, que utiliza processo de 22nm trazido pela Ivy Bridge.

Se tudo correr normalmente na transição das fÁbricas para o processo de 22nm, o lançamento da Haswell acontecerÁ no segundo trimestre de 2013. 2012 serÁ dominado pela chegada no mercado da Ivy Bridge. Com s proximidade com o fim do ano, a Intel aproveitou para divulgar alguns slides explicando melhor o que é a Haswell.




A informação mais chocante, talvez, seja a incompatibilidade com soquetes LGA1155. A versão desktop da Haswell utilizarÁ um socket todo novo, o LGA 1150, por causa das mudanças dramÁticas na estrutura dos chips. Como a nova arquitetura terÁ um chipset bus com maior largura de banda e pins PCIe rearranjados, os desenvolvedores tiveram de eliminar a compatibilidade, que se mantém por quase dois anos.

Vendo pelo lado positivio, a Haswell trarÁ uma série de novas funcionalidade, incluindo a capacidade de reduzir o tempo do cold-boot para no mÁximo dois segundos com a nova geração do Rapidstart. De acordo com as imagens, o IPC dos processadores serÁ melhorado sobre as capacidades da Ivy Bridge. As versões para aparelhos portÁteis incluirão características especiais para diminuir o consumo de energia e aumentar a duração da bateria dos principais notebooks.

Na questão de transferências, a Haswell terÁ melhores capacidades de transcodificação de mídias de HD para HD. Além disso, ainda torna populares tecnologias como a Near-Field Communication (NFC), para transições por wireless em aparelhos próximos, e a Thunderbolt, conexão de 10 GBps.


A nova plataforma, apelidada de Shark Bay, estarÁ disponível nos modelos quad-core de dois chips e dual-core de um chip. Os chips quad-core e alguns chips dual-core utilizarão placas-mãe com chipset de um único chip (PCH), menor do que os PCHs atuais. Os outros chips dual-core integrarão o PCH completamente no pacote do processador, eliminando a necessidade de um chipset externo. Os chips dual-cores estarão disponíveis em pacotes BGA.

Assuntos
Tags
  • Redator:

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.