NVIDIA revela a nova geração Tegra 3 (Kal-El)

A NVIDIA finalmente apresentou os primeiros detalhes oficiais sobre o Kal-El, codinome para designar o nome da nova geração de seu chip SoC Tegra.

O Tegra 3 é o primeiro chip quad core do mercado a ser baseado na CPU Cortex A9 da ARM, prometendo trazer uma relação entre desempenho e consumo de energia sem precedentes para o segmento dos ultra portÁteis, tais como smartphones e tablets.

De acordo com a NVIDIA, o Tegra 3 promete uma performance grÁfica até 3 vezes maior que o atual Tegra 2, consumindo até 61% menos energia. Em outras palavras, o chip deverÁ gerar uma autonomia de 12 horas para quem assiste vídeos em alta definição.

- Continua após a publicidade -

Um dos grandes segredos do Kal-El estÁ no uso da arquitetura vSMP - Variable Symmetric Multiprocessing (ou Multiprocessamento Simétrico VariÁvel), que inclui a presença de um quinto núcleo, especialmente projetado para trabalhar com um baixíssimo nível de energia, sendo voltado para a execução de tarefas triviais, tais como ouvir músicas, assistir pequenos streamings de vídeos simples, ou atualizar pequenas informações. Nestes casos o sistema automaticamente desliga os 4 núcleos principais. JÁ em tarefas mais exigentes, como é o caso de tarefas multiprocessadas e jogos, o chip desliga o núcleo auxiliar, passando a acionar os núcleos principais.

O Tegra 3 é equipado com uma GPU classe GeForce equipada com 12 núcleos grÁficos (algo semelhante aos CUDA Cores), conferindo mais realismo no processamento de iluminação dinâmica, efeitos de física, ambientes com alta resolução e 3D stereo, abrindo portas para a chegada de uma nova geração de games ultrarealistas.

Segundo a NVIDIA, 40 jogos são esperados para chegar em 2011, sendo que mais de 15 games estarão disponíveis no Tegra Zone.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.