Sites falsos de recarga de celular roubam dados de cartão de crédito

Um novo golpe se aproveita da popularidade dos celulares pré-pagos para roubar números de cartão de crédito. São sites falsos de recarga de créditos, desenvolvidos por cibercriminosos brasileiros.

A nova tÁtica foi descoberta pela equipe latino-americana de analistas do GReAT (Global Research and Analysis Team) da Kaspersky Lab. Conforme a empresa, o site permite à vítima escolher o valor da suposta recarga e, então, solicita o número do cartão de crédito.



Um dos domínios, registrado no dia 4 de novembro, foi retirado do ar após denúncia da Kaspersky ao RegistroBR. Ele foi registrado usando documentos e nome de uma pessoa física que, conforme a companhia, provavelmente nem sabe disso, e também estava sendo usado pelos criminosos para distribuir cavalos-de-troia especializados em roubar senhas bancÁrias.



Para parecer legítimo, o site ainda exibia supostos selos emitidos por companhias de segurança. Por mais que o endereço jÁ esteja fora do ar, a Kaspersky alerta que outros sites parecidos podem aparecer com o mesmo intuito. Vale lembrar ainda que as operadoras de celular no Brasil não recomendam que os clientes façam recargas em sites não reconhecidos. Para evitar problemas, o usuÁrio deve sempre dar preferência aos canais oficiais.

- Continua após a publicidade -


Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.