OCZ planeja SSDs de baixíssimo custo em 2012 com tecnologia TLC/3bpc

Prenuncio de ótima notícia para quem pretende finalmente comprar um SSD, sem ter de sacrificar boa parte de suas economias.

A OCZ Technology, através de seu CEO Ryan Petersen, anunciou durante uma conferência para o setor de armazenamento, que a sua companhia estÁ planejando lançar em 2012, uma nova geração de SSDs que promete revolucionar o segmento.

De acordo com o executivo, no próximo ano deverão chegar ao mercado, os primeiros SSDs baseados na tecnologia de memória flash NAND TLC (triple-cell-per-bit – células triplas por bit). O grande trufo do uso de tais memórias estÁ em seu custo, muito menor do que as tradicionais – e caras – flash NAND MLC (multi-layer cell  - células de múltiplas camadas) ou SLC (single layer per bit - única camada por bit).

Se por um lado, as memórias do tipo TLC têm como destaque o baixo custo de produção – resultando assim em SSDs com preços bem mais acessíveis aos consumidores - por outro, tal tecnologia tem como gargalo, uma baixíssima redundância (espécie de vida útil) frente às NAND MLC e SLC. Enquanto que uma multi-layer cell tem redundância de 10.000 escritas e a single layer per bit tem 100.000, um dispositivo equipado com TLC tem redundância de apenas 1.000 escritas.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.