"Futuras telas OLEDs serão flexíveis e baratas", garantem cientistas

Engenheiros pesquisadores da universidade de Toronto, CanadÁ, informaram ter desenvolvido o diodo orgânico emissor de luz (OLED) sobre plÁstico mais eficiente do mundo.

O feito é uma alternativa ao modelo atual, produzido em vidro rígido, possibilitando a criação de telas OLED flexíveis a baixo custo.

Em termos de qualidade, os cientistas afirmam que a nova tecnologia possui qualidade comparÁvel à melhor tela OLED existente no mercado, possuindo todos os benefícios de se utilizar o plÁstico como material.

Atualmente grande parte das telas de diodo orgânico emissor de luz utiliza em sua construção, metal pesado para a construção da tela indutada de vidro, de forma a possibilitar uma alta eficiência e brilho. Contudo, tal prÁtica torna as telas caras, pesadas, rígidas e frÁgeis.

Apesar do grande trunfo da tecnologia OLED ser a possibilidade da construção de telas flexíveis, tal prÁtica estÁ atualmente longe de ser algo comum em nosso dia a dia. Entretanto, ao que tudo indica aos poucos essa realidade tende a mudar, conforme iniciativa de alguns cientistas e empresas, como é o caso da Nokia.

- Continua após a publicidade -

A equipe do professor Zheng-Hong Lu – engenheiro chefe da descoberta – foi capaz de igualar o alto índice de refração antes só alcançado com vidro indutado com metal pesado com camada de 50-100 nanômetros de óxido de tântalo (Ta2O5).

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.