Anatel impõe metas de qualidade para banda larga móvel

O Conselho Diretor da Anatel aprovou nesta quinta-feira (27/10), a equiparação dos padrões de qualidade do serviço de banda larga fixa e móvel. Com isso, as velocidades mínimas oferecidas pelas operadoras não podem ser inferiores a 20% da velocidade mÁxima contratada pelo assinante, tanto para download como para upload. Em dois anos, esse percentual crescerÁ para 40%.

A velocidade média exigida, que é o resultado da média de todas as medições realizadas no mês na rede da prestadora, serÁ de 60% nos 12 primeiros meses. No ano seguinte, subirÁ para 70% e seguirÁ até chegar a 80%.


A agência também estabeleceu as "medidas de transparência", que incluem a disponibilização gratuita nas pÁginas das operadoras um software para medição das taxas de transmissão. As empresas ainda terão que incluir informações como taxas de transmissão e condições de uso  como franquias, eventuais reduções, valores a serem cobrados pelo trÁfego excedente, entre outros pontos.

As metas passarão a ser exigidas das empresas 180 dias após a publicação no DiÁrio Oficial da União, com exceção da garantia de velocidade, que passa a valer a partir do 13° mês. Os regulamentos devem ser publicados na próxima semana.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.