Nokia demonstra aparelho com tela flexível

Pesquisadores e empresas têm feito alguns esforços para tornar realidade os displays flexíveis e, inclusive, jÁ mostramos alguns protótipos aqui no Adrenaline. Agora, a Nokia também entrou em cena e demonstrou uma tecnologia muito próxima do que poderia ser um produto final.

Durante o Nokia World, evento no qual foram apresentados os novos smartphones baseados em Windows Phone 7, a empresa mostou o que ela chama de "Nokia kinetic device", ou "dispositivo cinético Nokia", em tradução livre. Trata-se de um aparelho com um display OLED que pode ser curvado tanto nas bordas quanto no meio.



O aparelho usa essa habilidade para controlar a própria interface. Isso significa que o usuÁrio pode aproximar ou afastar o zoom de uma imagem ao flexionar a tela no meio. Ao curvÁ-la nas bordas, é possível rolar pelos itens de uma lista vertical. É um princípio semelhante ao do protótipo da Toshiba, exibido no ano passado.



O GSM Arena nota que esse tipo de tela tem algumas vantagens sobre as touchscreens tradicionais, como a possibilidade de navegar pelo sistema sem precisar olhÁ-lo ou com o uso de luvas, que impedem o funcionamento das telas capacitivas.

O dispositivo, por enquanto, é apenas um protótipo e não hÁ previsão de produzi-lo em larga escala ainda. Mas as telas flexíveis podem não estar tão distantes assim das nossas mãos. Se os planos da Samsung Mobile Display e da Ube Kosan derem certo, os primeiros aparelhos do tipo podem chegar jÁ no ano que vem.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.