Patente da Microsoft sugere touchscreen auto-limpante

Dispositivos com telas sensíveis ao toque sofrem com sujeira constante e, inclusive, podem ser vetores de doenças. Que tal, então, uma touchscreen capaz de se limpar automaticamente?

Essa é a idéia da Microsoft, que tratou de patentear o conceito, pensando, especialmente, em interfaces tocadas por muitas pessoas. "Mesmo que uma touchscreen associada a um quiosque público seja limpa diariamente, podem existir centenas, se não milhares, de pessoas interagindo entre os procedimentos de limpeza, criando uma porta de entrada para a transmissão de doenças", explica a companhia no documento de registro de patente.



A patente descreve uma forma de eliminar germes e bactérias acumulados na tela através de luzes ultravioleta colocadas em conjunto com os LEDs de backlight. Como os raios UV podem prejudicar a pele, a tecnologia utilizaria um sensor de proximidade, para garantir que o mecanismo só seria ativado quando o dispositivo não estÁ em uso. É um princípio semelhante ao do Germ Genie, acessório acoplado ao teclado responsÁvel por matar micróbios.

Tudo isso, por enquanto, ainda é apenas uma patente e não tem previsão de chegar ao consumidor final. Mas, como nota o WinRumors, não seria mÁ ideia se a Microsoft adotasse essa tecnologia como um diferencial dos aparelhos baseados em Windows 8. Resta saber se o mecanismo também serÁ capaz de eliminar as indesejÁveis marcas dos dedos nos displays.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.