Físicos descobrem segredo da levitação

Por 21/10/2011 10:00 Comentários Reportar erro

O grupo de supercondutividade da Escola de Física e Astronomia da Universidade de Tel-Aviv publicou o vídeo de uma demonstração em que apresenta um disco pouco menor que uma mão levitando. O processo se chama levitação quântica e utiliza um imã permanente para levantar e mover um supercondutor muito fino. O supercondutor estÁ tão gelado que paralisa os campos magnéticos em volta dele nas três dimensões. O objeto pode se mover pelo espaço e até seguir livremente uma trilha porque o campo magnético se mantém o mesmo.

O semicondutor é encoberto por uma camada de cristal de safira, envolto por uma plÁstico e resfriado com nitrogênio líquido. O efeito final faz com que o objeto fique essencialmente paralisado no espaço sobre o imã. Quando em temperaturas normais, o campo magnético penetraria livremente o supercondutor, mas ao resfriÁ-lo a equipe forçou o campo magnético a penetrÁ-lo na forma de tubos quânticos. Esses tubos levitam o aparelho e permitem movimento se fricção.


.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.