Novo malware para Mac desativa atualizações de segurança

A F-Secure alerta para um novo código malicioso para Mac que pode causar muita dor de cabeça. Batizado de "Trojan-Downloader:OSX/Flashback.C", o malware é capaz de desativar o mecanismo de atualizações de segurança nativo do sistema, tornando-o vulnerÁvel a futuras infecções.

Para contaminar a mÁquina, o malware se disfarça de um instalador do Adobe Flash Player. Quando executado, ele pede a senha de administrador do sistema, procedimento padrão para a instalação de programas. No entanto, se a vítima cai no golpe, acaba infectada pelo código malicioso.


Uma versão da ameaça jÁ havia sido detectada em setembro. Ela também se fazia passar por um instalador do Flash e era capaz de enviar informações do usuÁrio para um servidor remoto, mas não conseguia desativar as atualizações de segurança do OS X.

A F-Secure oferece, em seu site, informações sobre os procedimentos para a remoção manual do cavalo-de-troia. Mas, para prevenir esse tipo de incômodo, é importante não executar instaladores obtidos em sites não oficiais.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.