Nokia apresenta novos produtos e estratégias em Road Show no Brasil

A Nokia divulgou novos produtos e serviços a caminho do mercado brasileiro durante o Road Show, evento em que aproveitou para também apresentar as estratégias da empresa em relaçāo a futuros aparelhos e a parceira com a Microsoft.

Entre os destaques estÁ a apresentaçāo do N9, o primeiro (e por hora, aparentemente o único) aparelho da empresa com o sistema do MeeGo, desenvolvido em parceria com a Intel. O aparelho entrou em pré-venda no mercado brasileiro na sexta-feira (14/10), estÁ sendo comercializado por R$ 1699.

Veja nosso hands-on com o N9

A empresa também apresentou seus novos aparelhos com o sistema Symbian a caminho, o Nokia 500 e o 701. Ambos os aparelhos não tem data de lançamento ou preço divulgados, sendo que o 701 virÁ com a nova versão do Symbian, a Belle. A empresa também afirmou que uma nova versão jÁ estÁ em desenvolvimento, porém também não divulgou data de lançamento ou novos recursos que serão incluídos. O sistema Symbian receberÁ suporte até 2016, segundo o CEO da Nokia, Stephen Elop.

- Continua após a publicidade -


Nokia 701


Nokia 500

Durante a apresentação, a Nokia destacou o recurso do Near Field Communication (NFC), presente no 701, que pode autorizar transferências de arquivos entre aparelhos simplesmente tocando um no outro. "Muitas vezes é difícil configurar uma conexão por bluetooth. Usando o NFC basta tocar um aparelho no outro para que seja feito o pareamento", conta Vinicius Costa, gerente de produtos da Nokia. Esta autenticação pode ser usada também para parear com outros aparelhos, como fones de ouvido. O NFC tem mostrado potencial como forma de pagamento. "Não hÁ risco de uma pessoa esbarrar em você e usar o NFC de forma indevida, pois distâncias maiores de 3 milímetros entre os sensores jÁ cancelam a comunicação", explica Costa.


Parceria com a Microsoft

Durante a apresentação, os representantes da empresa voltaram a dar destaque a importância da parceria firmada com a Microsoft, em fevereiro. Reafirmando a postura global da empresa, o objetivo da Nokia é criar um terceiro concorrente no mercado de smartphones, hoje polarizado na maioria entre iOS e Android. "Entendemos que adotar uma plataforma jÁ consolidada no mercado nos tornaria apenas mais uma opção entre vÁrios produtores, quando na verdade achamos melhor criar uma opção completamente nova", explica Costa.

- Continua após a publicidade -

Questionados sobre o futuro das demais plataformas com a chegada do primeiro aparelho com Windows Phone 7 da Nokia, a empresa continuarÁ produzindo smartphones com o Symbian, porém baixarÁ o preço cobrado nos aparelhos com este sistema.

Antes da parceria, a Nokia e a Microsoft jÁ atuavam em conjunto, com a presença de serviços da gigante de Redmond no sistema Symbian, por exemplo. Com a parceria mais próxima, as duas empresas passarão a fornecer mais serviços integrados. A atualização para a versão Anna do sistema trouxe novidades em mensagens instantâneas com o Microsoft Communicator Mobile e melhorias no sistema de emails, que agora podem ser sincronizados com o Mail For Exchange. Ambos contam com a segurança e tecnologia do Microsoft Office Communications, protegido pelo firewall da empresa.


Featurephones e smartphones light

A empresa também destacou o segmento de celulares mais simples e os considerados "smartphones light", que não trazem um sistema operacional de smartphones convencionais, porém são capazes de realizar funções como abrir e-mails e navegar na internet. Neste segmento, a empresa apresentou a tecnologia Easy Swap, que possibilita utilizar dois chips no mesmo aparelho.


C2-06

A empresa identificou que a marioria dos usuÁrios tem o comportamento de utilizar um SIM card como o principal, e outros como secundÁrios. Para dar mais comodidade a estes usuÁrios, o Easy Swap tem um chip colocado abaixo da bateria, como nos modelos tradicionais, e outro facilmente acessível por uma porta na lateral do aparelho, como acontece com cartões de memória. A troca deste SIM card secundÁrio pode ser realizada de forma rÁpida, sem ser preciso desligar o aparelho. Os aparelhos C2-00 e C2-06 possuem este recursos, e jÁ estão disponíveis no mercado brasileiro.

O jornalista viajou para o evento a convite da Nokia Brasil .

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.