Página do Blog do Planalto é invadida e modificada

Os ataques contra sites do governo brasileiro tinham dado uma trégua até a madrugada de hoje, quando o Blog do Planalto sofreu um defacement, ou seja, a modificação da pÁgina inicial.

O autor do ataque, que se denomina "@DonR4UL, o Hacker Beleza", deixou mensagens contra a corrupção no país, em solidariedade às manifestações populares que ocorreram ao longo da quatra-feira (12/10) em 10 cidades brasileiras.



A Dataprev, responsÁvel pelo gerenciamento do blog, retirou a pÁgina do ar assim que identificou o problema. No entanto, ao longo da madrugada, ainda era possível ter acesso ao conteúdo modificado através do cache do Google.

O blog foi criado hÁ mais de dois anos pelo então presidente Lula, com a proposta de oferecer uma cobertura de suas atividades de forma mais próxima do público e das redes sociais. Ao contrÁrio de todas as pÁginas oficiais do governo, que estão hospedadas no Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), o Blog do Planalto é a única que ficou com o gerenciamento à cargo da Dataprev.

Agora, o governo jÁ estaria cogitando colocar o Blog do Planalto também na esfera de gerenciamento do Serpro. A informação, entretanto, não foi confirmada pela direção da estatal.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.