Estudo sugere que remoção de DRM pode inibir pirataria

Na tentativa de coibir a pirataria, diversas empresas lançam produtos com DRM, ou seja, algumas restrições de uso. Mas o fim dessa prÁtica pode ser mais eficiente no combate às cópias ilegais, segundo um estudo da Rice University em conjunto com a Duke University, da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Os professores de Marketing Dinah Vernik, Devavrat Purohit e Preyas Desai usaram modelagem analítica para verificar a influência do DRM na pirataria, especialmente de músicas. Eles descobriram que, mesmo que as restrições tornem o trabalho dos piratas mais caro e difícil, elas também têm um impacto negativo em usuÁrios que adquirem produtos legítimos.


"Apenas os consumidores que compram cópias legais pagam o preço e sofrem com as restrições", diz o estudo. "UsuÁrios ilegais não são afetados porque os produtos piratas não trazem restrições por DRM". Para Vernik, muitas vezes, "o DRM impede que as pessoas façam procedimentos normais, como backups de suas músicas. Graças a esses inconvenientes, alguns optam pela pirataria", explica.

A pesquisa desafia a visão tradicional de que a remoção do DRM aumentaria os níveis de pirataria. Na verdade, a conclusão dos estudiosos vai na direção contrÁria. "O fim dessas restrições torna o uso do produto mais conveniente e intensifica a competição com os formatos tradicionais sem DRM", afirma Vernik. No caso das músicas, por exemplo, "essa concorrência resulta em preços mais baixos tanto para canções por download quanto para CDs e torna mais provÁvel que consumidores deixem de roubar músicas para comprar opções legais", conclui.

Os pesquisadores ainda procuraram uma relação entre a pirataria e o lucro. "Níveis baixos de pirataria não garantem aumento dos lucros", diz Purohit. "De fato, nossa anÁlise demonstra que, sob certas condições, pode-se observar baixa pirataria e baixos lucros." Com essas conclusões, os professores esperam que o artigo resultante do estudo provoque reflexões sobre o papel do DRM na indústria.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.