Criminosos utilizam morte de jobs para roubar dados

Por 07/10/2011 09:01 Comentários Reportar erro

Horas depois da morte do cofundador da Apple Steve Jobs, a ESET, empresa de softwares de segurança, jÁ detectou o surgimento de novos tipos de ameaças eletrônicas (scams) se aproveitando do tema mais comentado no mundo na Internet e redes sociais desde ontem. Este tipo de ataque ocorre geralmente quando morre uma pessoa importante com o objetivo de se aproveitar dos usuÁrios mal informados, a exemplo do que aconteceu com Michael Jackson e Amy Winehouse.

Entre as ameaças detectadas, hÁ um site no qual os usuÁrios são convidados a contribuir com dinheiro para o funeral de Jobs.  São atraídos para deixar uma mensagem de despedida e, em seguida, veem uma mensagem de apoio para a Sociedade de Câncer PancreÁtico dos Estados Unidos. Por fim, os internautas recebem um convite para contribuir comprando uma de suas invenções.

Na realidade, a suposta compra dos usuÁrios é mais um golpe praticado pelos cibercriminosos. No Facebook, a ameaça vem de uma pÁgina que, fingindo uma homenagem à Jobs, atrai os usuÁrios para um falso sorteio de 50 iPads pela Apple. Novamente, trata-se de um golpe com o objetivo de coletar informações dos usuÁrios e logo em seguida utilizar esses dados em campanhas de spam e propagação de outras ameaças. JÁ publicamos outra notícia sobre esses casos.

Neste caso, o usuÁrio do Facebook vê uma mensagem que o cita como o ganhador de um prêmio. O idioma da mensagem pode variar de acordo com a configuração do navegador, tentando personalizar a mensagem para atrair a maior quantidade de vítimas. Finalmente, o usuÁrio que cai neste truque, disponibiliza suas informações sem saber que esses dados serão utilizados com mÁ intenção.

- Continua após a publicidade -


.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.