Scammers exploram a morte de Steve Jobs para aplicar golpes na web

A morte de Steve Jobs na noite de ontem (05/10) jÁ começou a ser utilizada como isca para aplicar golpes na Internet. Especialmente no Facebook, onde pessoas mal-intencionadas criam pÁginas para divulgar supostas ofertas de iPads aos usuÁrios "em memória" do executivo.

Mais de 700 pessoas jÁ "curtiram" e compartilharam a pÁgina que, conforme a firma de segurança Sophos, contabiliza mais de 15 mil cliques desde as primeiras horas após o falecimento de Jobs.



Como é comum em golpes via Facebook, o link leva o usuÁrio a questionÁrios online que ele deve preencher para concorrer ao "prêmio". Com isso, os scammers conseguem um número elevado de acessos a sites afiliados, como de enquetes online, competições e apostas, e ganham dinheiro por levar esses "consumidores em potencial" para determinadas pÁginas. O problema é que elas não cumprem o que prometem e, como nota Graham Cluley, consultor-sênior de tecnlogia na Sophos, muitas vezes incluem códigos maliciosos ou pÁginas de phishing destinadas a roubar dados pessoas e credenciais de acessos das vítimas.



Esse serÁ apenas uma de muitas mensagens enganosas envolvendo o nome de Steve Jobs. Dimitri Bestuzhev, diretor da equipe global de investigação e anÁlise da Kaspersky para a América Latina, alertou em seu perfil no Twitter para outro golpe. A mensagem pede que o usuÁrio digite seu e-mail para concorrer a MacBooks Pro e promete vídeos e fotos do funeral.



Cluley ainda lembra que, em breve, cibercriminosos poderão desviar dinheiro usando o nome do fundador da Apple. "Não seria uma surpresa ver scams que tentam obter vantagens com apelos do tipo ‘doe para as instituições de caridade preferidas de Steve como um tributo'. Se você quiser homenagear Steve Jobs, o lugar mais apropriado é o próprio website da Apple", ressalta.

A pÁgina inicial da companhia, alterada desde o anúncio do falecimento, mostra uma foto de Jobs com o ano de seu nascimento e morte. Ao clicar na imagem, a empresa disponibiliza um endereço de e-mail para quem quiser enviar mensagens, condolências e prestar homenagens.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.