Site aponta falha grave de segurança em smartphones Android da HTC

Segundo informações do site Android Police, diversos modelos de smartphones da HTC com o sistema Android trazem sérias falhas de segurança. De acordo com o post, aplicativos podem extrair uma grande quantidade de informações, com menos permissões que o necessÁrio.



Segundo o site, basta permitir o acesso do android.permission.INTERNET, que libera o acesso à internet de um aplicativo, para que uma série de outros dados passem a ser acessíveis como: lista de contas do usuÁrio, endereços de e-mail, última posição do GPS e um número limitado de posições anteriores, números de sua agenda, log das ligações, dados das SMSs e até logs do sistema.

Em condições normais, para ter acesso a todos estes dados, um aplicativo deveria, no mínimo, ter mais outras 12 permissões. Segundo o site, apenas uma parte desta informações jÁ tornaria possível, em teoria, clonar um aparelho. A falha atinge o EVO 4G e EVO 3D, o Thunderbolt, alguns Sensations, entre vÁrios outros.

Com a popularização dos smartphones, vem surgindo cada vez mais malwares desenvolvidos para este tipo de aparelhos, que buscam explorar falhas nos sistemas dos celulares. Neste caso, a brecha estÁ presente na ROM customizada pela HTC, que como vÁrias outras empresas, adaptam o Android para seus aparelhos.

UPDATE: A HTC investigou e reconheceu a existência da vulnerabilidade, que pode ser explorada por aplicativos de terceiros. "Até agora, não soubemos de nenhum consumidor afetado desse modo e gostaríamos de prevenir garantindo que todos nossos clientes saibam dessa brecha", afirma o comunicado.

A companhia garante que estÁ "trabalhando com muito esforço para disponibilizar rapidamente uma atualização de segurança que irÁ resolver o problema nos dispositivos afetados". Antes do lançamento do patch, a empresa irÁ apenas realizar um período rÁpido de testes com seus parceiros e, então, enviar o upgrade over-the-air para os donos dos smartphones da marca. "Enquanto isso, nós insistimos fortemente para que os usuÁrios tenham cuidado quando baixarem, usarem, instalarem e atualizarem aplicativos de fontes desconhecidas", alerta a empresa.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.