Nokia prepara o desenvolvimento do sistema Meltemi

Vai ficar com cara de "jÁ vi esta novela antes", mas vÁ lÁ: a Nokia estÁ preparando um novo sistema operacional. Depois do natimorto MeeGo, informações divulgadas no Wall Street Journal indicam que a empresa estaria desenvolvendo um novo SO para o segmento de "feature phones".


O Meltemi, em todo seu esplendor

O sistema tem o codinome Meltemi, que significa em grego "o vento seco de verão que sopra através do mar Egeu vindo do norte" (!?), deve cobrir um buraco que se formou no portfólio da Nokia, no segmento de celulares de baixo custo, após a companhia fechar o acordo para o uso do Windows Phone 7.

Com a presença de smartphones cada vez mais baratos no mercado, principalmente rodando o sistema Android, os aparelhos com baixo custo sofrem pressão para aumentar o número de funcionalidades. O Meltemi seria um SO com capacidades próximas de um sistema para smartphones, porém leve o suficiente para rodar em aparelhos com pouca capacidade.

Esta parte do mercado é onde a Nokia tem maior participação, principalmente após perder terreno no segmento de smartphones. A empresa finlandesa possui 47% do mercado de "feature phones", o que a torna a maior produtora de celulares, em volume.

- Continua após a publicidade -

A Samsung também desenvolve um sistema voltado para aparelhos com pouco desempenho, o Bada. Outro SO neste segmento é o próprio Symbian, que a Nokia jÁ afirmou que continuaria em uso, principalmente para este segmento, porém pode ficar de lado com a chegada do Meltemi.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.