Índice do Artigo

Notícias

Nokia prepara o desenvolvimento do sistema Meltemi

Vai ficar com cara de “jÁ vi esta novela antes”, mas vÁ lÁ: a Nokia estÁ preparando um novo sistema operacional. Depois do natimorto MeeGo, informações divulgadas no Wall Street Journal indicam que a empresa estaria desenvolvendo um novo SO para o segmento de “feature phones”.


O Meltemi, em todo seu esplendor

O sistema tem o codinome Meltemi, que significa em grego “o vento seco de verão que sopra através do mar Egeu vindo do norte” (!?), deve cobrir um buraco que se formou no portfólio da Nokia, no segmento de celulares de baixo custo, após a companhia fechar o acordo para o uso do Windows Phone 7.

Com a presença de smartphones cada vez mais baratos no mercado, principalmente rodando o sistema Android, os aparelhos com baixo custo sofrem pressão para aumentar o número de funcionalidades. O Meltemi seria um SO com capacidades próximas de um sistema para smartphones, porém leve o suficiente para rodar em aparelhos com pouca capacidade.

Esta parte do mercado é onde a Nokia tem maior participação, principalmente após perder terreno no segmento de smartphones. A empresa finlandesa possui 47% do mercado de “feature phones”, o que a torna a maior produtora de celulares, em volume.

A Samsung também desenvolve um sistema voltado para aparelhos com pouco desempenho, o Bada. Outro SO neste segmento é o próprio Symbian, que a Nokia jÁ afirmou que continuaria em uso, principalmente para este segmento, porém pode ficar de lado com a chegada do Meltemi.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções