Sony Ericsson decide apoiar desenvolvedores de ROMs customizadas do Android

Mais uma fabricante de smartphones declara seu apoio à comunidade desenvolvedora de ROMs para o Android. Seguindo os passos da Samsung, que chegou a oferecer smartphones Galaxy S II para os responsÁveis pelo CyanogenMod, agora a Sony Ericsson resolveu contribuir com a equipe FreeXperia.



A companhia distribuiu cerca de 20 aparelhos para os desenvolvedores, além de desbloquear o bootloader. Para ela, a iniciativa é importante, jÁ que "os smartphones da marca têm sido um pouco difíceis de trabalhar por uma perspectiva de desenvolvimento aberto", conforme Karl-Johan Dahlström, chefe de relações com desenvolvedores. Isso porque existem uma série de soluções proprietÁrias. Por isso, a empresa se dispôs a explicar esses recursos e liberar binÁrios depurados para os desenvolvedores, como é o caso da câmera, por exemplo. A Sony Ericsson ainda pretende tornÁ-los disponíveis no futuro, sob uma licença de uso especial.

O pessoal por trÁs do CyanogenMod estÁ trabalhando em conjunto com a equipe FreeXperia. Steve Kondik, desenvolvedor da ROM que foi contratado pela Samsung em agosto, confirmou que o mod chegarÁ, em breve, para dez dispositivos da Sony Ericsson, incluindo o Xperia mini e mini pro, X8, X10, arc, neo e PLAY.

Apesar do apoio, a Sony Ericsson ressalta que desbloquear o bootloader e instalar ROMs alternativas ainda pode violar a garantia dos produtos e que não pode assegurar o funcionamento correto de todos os recursos após a execução dos procedimentos.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.