QR codes maliciosos espalham malwares pelos Androids

A conveniência de escanear um QR code com a câmera do celular e, então, acessar um link diretamente no dispositivo, pode ser muito perigosa. A Kaspersky alerta para o aumento da popularidade dos QR codes maliciosos, que fingem distribuir apps para Android, mas, na realidade, infectam o dispositivo com malwares.



Códigos desse tipo aparecem em sites especializados em distribuir programas nocivos disfarçados. Quanto tenta obter uma aplicação, o usuÁrio recebe um QR code para sua "conveniência", mas ele não leva a vítima para o download desejado. Porém, o que o usuÁrio acaba baixando é um .apk ou aplicativo em Java (.jar) malicioso.

Um exemplo é um malware que surgiu na Rússia, como mostra a empresa de segurança em seu blog oficial. O usuÁrio, pensando que baixou o Jimm (cliente móvel de ICQ), ganha um app infectado com um cavalo-de-troia que manda torpedos SMS para números Premium que chegam a custar US$6 por mensagem.

"O uso de QR codes para disseminar malware era previsível", afirma Denis Maslennikov, especialista da Kaspersky. "Enquanto a tecnologia for popular, os cibercriminosos vão utilizÁ-la. Os exemplos ilustram o início desse uso e em um futuro próximo nós veremos mais amostras de malwares que se espalham através desses códigos", prevê.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.