Kal-El será um quad-core de cinco núcleos

Muitas das especificações da nova geração dos processadores Tegra, o Kal-El, ainda não foram reveladas. Mas uma das novidades, divulgada hoje, é curiosa: o processador quad-core terÁ, na verdade, cinco núcleos. Ou seja, o título estranho é culpa da Nvidia.

 

 

A função deste núcleo extra, chamado de companion, é lidar com o processamento quando o aparelho estiver no modo ocioso, ou com apenas atividades leves em execução, operando em 500 MHz e trazendo com isto uma relação alta de desempenho por watt.

- Continua após a publicidade -

Segundo a Nvidia, o Kal-El utiliza este core para sincronizar e-mails e rodar alguns multimídias mais leves. Acionaria o primeiro core tradicional na navegação ou ao abrir os e-mails, e iria ativando mais cores a medida que a demanda aumenta. Os quatro núcleos só entrariam em ação com aplicações pesadas, como games 3D. Para games 2D ou o multitasking simples, dois núcleos jÁ bastam.

Este processo de otimização dos cores, chamado de Symmetric Multiprocessing ou vSMP, apareceu na primeira documentação técnica sobre o Kal-El liberado pela Nvidia. Para quem curte ler este tipo de literatura não tão acessível, pode ver mais sobre vSMP neste link. EstÁ em inglês, é claro.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.