Gigabyte apresenta nova linha de placas mães X79 para Sandy Bridge E (LGA 2011)

A Gigabyte apresentou durante a IDF 2011, a sua mais nova linha de placas mães equipadas com o novo chipset X79, voltadas para as aguardadas CPUs tops da Intel, codinome Sandy Bridge E (LGA 2011).

Ao todo são 3 modelos (UD7, UD5 e G1.Assassin 2), um para cada tipo específico de necessidade e segmento.

A GA-X79-UD5 tem um conjunto duplo de slot de memória do tipo quad channel, totalizando assim até 64GB de RAM distribuídos nos 8 slots. Além disso, a placa oferece suporte para até 3 GPUs em paralelo (3-Way SLI/CrossFire X),  12 portas SATA (sendo 6 do tipo de 6GB/s) e 4 USB 3.0. Vale ressaltar que os 3 slots PCI-E operam no padrão 3.0 quando utilizado a configuração de 3 GPUs, oferecendo uma vazão 8X em todas as linhas de comunicação (lembrando que 8X do PCI-E 3.0 equivale a 16X do PCI-E 2.0). O circuito de alimentação VRM transmite uma ótima segurança, graças ao total de 14 fases.

JÁ a GA-X79-UD7 tem como grande diferencial, o suporte a uma configuração ainda mais robusta em termos de VGAs, sendo possível a utilização de até 4 placas de vídeo (4-Way SLI/CrossFireX) na configuração (8x/8x/8x/8x) em canais de comunicação PCI-Express 3.0. Para suportar uma quantidade tão intensa de processamento, a placa mãe possui VRM de impressionantes 22 fases, permitindo ainda um regime bastante agressivo em termos de overclock. Para prover energia suficiente ao sistema, a Gigabyte equipou a UD7 com 2 conectores extra de alimentação de 8 pinos, um de 24 pinos e duas entradas de alimentação para os dispositivos SATAs. Um total de 14 USB (entre as versões 2.0 e 3.0) estão disponíveis. Em se tratando de RAM, a placa suporta até 32GB, em virtude de possuir 4 slots para memória do tipo quad channel.

- Continua após a publicidade -

Por fim, mas não por menos, a companhia apresentou a G1.Assassin 2, placa mãe com forte apelo gamer, trazendo como grandes diferenciais a presença de um processador de Áudio CA-20K2 (Creative Sound Blaster X-Fi) e pela controladora de rede acelerada Bigfoot Killer NIC. As demais configurações são bem semelhantes à UD5, ou seja, suporte para até 3 VGAs (via PCI-Express 3.0) e 12 portas SATa. Contudo, para acomodar a placa de som e de rede, a Gigabyte teve de sacrificar o sistema duplo de memória. Em outras palavras, a placa tem um total de 4 slots quad channel, suportando assim até 32GB de RAM.

No meio das placas mãe X79 havia a G1.Sniper 2, placa mãe compatível com a atual geração Sandy Bridge (LGA1156), assim como a futura linha Ivy Bridge de 22nm (LGA1155). A mobo possui suporte ao PCI Express 3.0, 2-Way SLI/CrossFireX (2 VGAs), além de contar com som Creative Sound Blaster X-Fi e rede acelerada Bigfoot Killer NIC.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.