CEO da Intel fala sobre Ultrabooks, Haswell e parceria com Google

Durante o keynote inaugural do IDF 2011 - Fórum de desenvolvedores da Intel - realizado agora a pouco, em San Fancisco, Estados Unidos, o Presidente e CEO da Intel, Paul Otellini, fez diversos anúncios importantes sobre os novos lançamentos da empresa e sua visão para o futuro.

Otellini enfatizou o que jÁ vem sendo o discurso da Intel a algum tempo: "O que importa não é o dispositivo e sim a experiência do usuÁrio", o que a empresa classifica como Computação Contínua, não importando o dispositivo que o usuÁrio utilize, ele sempre terÁ seus dados, fotos, vídeos e informações a mão através de dispositivos que falam uma linguagem comum.

A tendência apontada pela Intel, conforme mencionado, não chega a ser uma novidade, jÁ que a empresa fala sobre isso desde 2010, porém o conceito de computação continuada demanda dispositivos que acompanhem as pessoas onde quer elas vão, portÁteis como tablets e smartphones, Áreas em que a Intel ainda não tem presença significante. Sabendo disso, Otellini anunciou duas ações no intuito de mudar o jogo e tornar a Intel um forte competidor no segmento de portÁteis.

{image}

- Continua após a publicidade -

Em esforços conjuntos com o Google, a Intel acelerarÁ seus negócios em smartphones, destacou Otellini, mostrando um smartphone equipado com processador Atom e rodando o sistema operacional Android. Na sequência, Otellini chamou ao palco Andy Rubin, Vice Presidente Senior de Mobilidade do Google e ambos falaram dos planos de otimizar as novas versões da plataforma Android para a família de processadores de baixo consumo de energia da Intel, o Atom.

Haswell: Sempre conectado e consumo 20X menor que os atuais processadores

O keynote de Paul Otellini ficou muito interessante quando o executivo falou do que vem por aí. Curiosamente o executivo não trouxe novos detalhes sobre a próximo geração "tick" da Intel, o Ivy Bridge, nova família de processadores da empresa que chegarÁ ao mercado no início de 2012 e que sucederÁ a família Sandy Bridge, sendo produzidos em processo de fabricação de 22 nm e trazendo como grande inovação os Tri-gate transistors, frisando porém que este serÁ o primeiro chip a impulsionar de fato os Ultrabooks.

JÁ para 2013, o executivo falou de caracteristicas do Haswell, codinome da nova geração de processadores Intel, primeira fabricada em processo de fabricação de 14 nm e que espera-se, seja o primeiro processador SoC (system-on-a-chip) da Intel. Segundo Otellini, a família Haswell trarÁ inúmeras inovações, entre elas, o fato de reduzir o consumo em modo de espera em até 20X em relação aos processadores atuais, incorporando a possibilidade de manter os Ultrabooks conectados a web mesmo em modo de espera, sincronizando emails e redes sociais.

Falando sobre um futuro ainda mais distante, Otellini disse ser difícil prever nos dias atuais até onde a inovação relacionada ao consumo de energia pode chegar, porém ressaltando que pesquisadores da Intel conseguiram desenvolver um chip que permite ligar o computador utilizando uma célula solar do tamnho de um selo postal, o que mostra que ainda se pode evoluir muito em relação ao consumo de energia.

- Continua após a publicidade -

O IDF 2011 vai de 13 a 15 de setembro, em San Francisco, Estados Unidos. O Adrenaline participa do evento a convite da Intel e todas as noticias podem ser acompanhadas no Canal Entusiasta da Intel em intel.adrenaline.com.br

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Jacson Boeing

    Jacson Boeing

    Apaixonado por tecnologia, gadgets e pelo universo geek em geral, Jacson Boeing é sócio-fundador e Editor do Adrenaline, onde desenvolve um trabalho de bastidores, desenvolvendo parcerias e formas criativas de dominar o universo! Fora os sonhos ambiciosos, também ajuda no desenvolvimento de pautas e escreve esporadicamente sobre tecnologia, além de viajar para cobrir in-loco alguns eventos internacionais considerados importantes dentro da estratégia de expansão do Adrenaline.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.