Brasileiros irão gastar US$ 2 bilhões em jogos online este ano

Por 13/09/2011 11:35 Comentários Reportar erro

Os resultados da segunda etapa da pesquisa sobre o mercado de jogos online realizada pela Newzoo, empresa internacional de estudo de mercado focada na indústria de jogos, e encomendada por grandes empresas mundiais de jogos, mostra que, em 2011, os  brasileiros irão gastar US$ 2 bilhões em jogos online.


O estudo comprova que a difusão dos jogos nas redes sociais, em dispositivos móveis e de MMO (jogadores múltiplos), somada ao incentivo dos jogos gratuitos, estÁ acelerando o volume de gastos dos usuÁrios brasileiros com jogos. Nesse cenÁrio, o Brasil se transformou em um mercado estratégico para este setor, comparÁvel, em tamanho, aos países europeus.

A maior parte dos gastos é realizada online ou através dos telefones celulares. Os jogos no Facebook e no Orkut respondem por 11% das compras dos usuÁrios, enquanto os sites dedicados a jogos casuais ficam com 15%, em comparação aos 16% gastos em jogos MMO. Os telefones celulares representam 9% dos gastos com jogos, o equivalente a US$ 180 milhões.

Os vídeogames e os jogos de computador para PC e Mac somam considerÁveis 34% dos gastos do mercado, sendo que uma grande parte desse dinheiro vai para o comércio de segunda mão e de cópias ilegais. Hoje, três quartos dos compradores de jogos de vídeogame e computador adquirem jogos piratas, gastando quase US$ 48 milhões.


 A pesquisa também mostra que os brasileiros gastam dinheiro – cerca de US$ 300 milhões - baixando jogos pela Internet. Dos 23 milhões de brasileiros que baixam jogos para PC ou Mac, 64% utilizam software de compartilhamento de arquivos para obter jogos gratuitamente, sendo que 21% costumam usar esse método pelo menos uma vez por semana. Uma tendência parecida para jogos de console.

Dos US$ 380 milhões gastos em jogos para console, uma porcentagem de 13%, ou seja, US$ 49 milhões, são gastos em jogos e conteúdo adicional que podem ser baixados diretamente no console. Deste total, aproximadamente US$ 61 milhões são gastos em produtos usados que vêm em embalagem física e também em cópias piratas, deixando US$ 270 milhões para produtos em embalagem física novos, comprados online, no varejo ou no exterior.


"O Brasil, de certa forma, estÁ à frente dos países ocidentais no que diz respeito à popularidade de novas plataformas de jogos e novos modelos de negócios", comenta Peter Warman, CEO e co-fundador da Newzoo, ao destacar que, mesmo com o atual crescimento econômico, um gasto superior a US$ 50 por jogo é bastante expressivo para os brasileiros.

 A pesquisa também revelou que o brasileiro joga em todas as plataformas de jogos, alcançando uma média de 4,6 jogadores por plataforma. Sendo que 27% dos jogadores utilizam as sete plataformas - sites de jogos casuais, redes sociais, dispositivos móveis, MMO, PC/Mac para download, PC/Mac embalagem e console.

A pesquisa completa estarÁ disponivel para o mercado no site da Atrativa.

Assuntos
Tags
  • Redator:

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.