Futurecom 2011: Expedição irá testar o acesso à internet em 100 cidades do Brasil

A Abranet e a WDC Networks vão fazer um "raio X" do estado atual da conexão à internet no país, e de um jeito curioso: vão cair na estrada. A expedição irÁ visitar 100 cidades brasileiras, num deslocameto estimado de 25 mil quilômetros, em todas as regiões do país. A equipe farÁ o registro da situação da infraestrutura da conexão com a internet em cada ponto de parada, além de realizar contato com autoridades, comunidade local e mídia de cada cidade.


A caminhonete da expedição carrega duas antenas e três câmeras

Como critério de escolha dos locais por onde passarÁ a expedição, foram selecionadas cidades com maior crescimento, além dos principais centros urbanos e nas cidades onde serÁ implementado inicialmente o Plano Nacional de Banda Larga. "SerÁ possível ver como estÁ agora e, daqui a dois anos, ver como mudou a situação. Queremos ver desde as grandes cidades até as regiões onde a conexão é mais deficiente", explica o presidente da WDC Networks, Vanderlei Rigatieri.

A expedição irÁ carregar um analisador de espectro, com duas antenas operando em 2.4 GHz e 5.8 GHz, que registrarão todos os provedores que distribuem sinal nas regiões por onde o grupo passar, mapeando a situação das cidades, seja por hotspots WiFi ou conexões 3G. "Convidaremos as pessoas a participar de testes de velocidade de suas conexões, e inclusive vamos incorporar em nosso hotsite a opção para que as pessoas possam fazer o teste em suas casas e adicionar à pesquisa", explica Rigatieri. Ao final da expedição, todos os dados serão divulgados, dando um quadro da qualidade do acesso da internet para a população.


Rigatieri anunciou o projeto da expedição durante a Futurecom 2011

- Continua após a publicidade -

Para quem deseja acompanhar a expedição, é possível ver cada etapa da equipe através do site www.expedicaowdc.com.br. Participarão quatro pessoas:  o presidente da  WDC Network como piloto, um co-piloto navegador, que serÁ selecionado em um revezamento entre os patrocinadores da expedição, dois apoios de viagem, que incluem um produtor e um fotógrafo e, por fim, também participarão convidados especiais ao longo de cada parte do trajeto.  A jornada da banda larga deve começar na metade de outubro, e estÁ programada para terminar no dia 15 janeiro.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.