McAfee alerta para brechas em sistemas automotivos

Componentes de segurança dos automóveis, bem como sistemas de entretenimento, podem ser invadidos e o veículo, espionado, aponta uma pesquisa realizada pela McAfee em parceria com a Wind River e a Escrypt. O relatório, intitulado "Cuidado: Malware à Vista", é o primeiro do gênero que avalia a segurança de sistemas elétricos comumente utilizados nos automóveis atualmente.

O estudo traz alguns exemplos de ataques e provas-de-conceito bem sucedidas direcionadas a automóveis. Um dos casos foi quando pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, e da Universidade de Washington, demonstraram que componentes essenciais de segurança presentes nos carros podem ser hackeados caso o acesso físico aos componentes eletrônicos do veículo estejam disponíveis. Posteriormente, os estudiosos conseguiram realizar ataques remotos via Bluetooth.



Sistemas anti-furto que travam o veículo também podem ser explorados por pessoas mal-intencionadas, que podem simplesmente para todo o carro remotamente. A McAfee ainda alerta para o uso de ferramentas de entretenimento com acesso à Internet, que podem fazer o download de malwares para o sistema do veículo. Além de invadir os dispositivos, um ataque pode ser preparado para rastrear um automóvel e comprometer a privacidade de passageiros por meio de tags de RFID, utilizando leitores de longa distância a aproximadamente 40 metros.

"Quanto mais funções forem integradas à tecnologia digital de automóveis, maiores serão as possibilidades de ameaças, ataques e manipulações mal-intencionadas", comenta Stuart McClure, vice-presidente sênior e gerente geral da McAfee. "Uma coisa é ter seu e-mail ou laptop comprometido, outra é ter seu carro invadido por hackers, o que implicaria em riscos terríveis à segurança pessoal."

"O setor automobilístico vivencia a convergência dos eletrônicos do automóvel e do consumidor. Entretanto, à medida que a tendência de conectividade aumenta em grande velocidade, o potencial de vulnerabilidade dos equipamentos se amplia", afirma Georg Doll, diretor sênior de soluções automotivas da Wind River." O executivo ressalta porém, que, de olho nos perigos, as empresas do setor automobilístico jÁ estão desenvolvendo soluções para lidar com possíveis falhas.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.