Facebook ultapassa Orkut no Brasil [+update]

Um longo reinado chegou ao fim: o Orkut, até então a rede social mais popular no Brasil, acaba de perder o trono para o Facebook em número de usuÁrios em território nacional. Conforme a IstoÉ Dinheiro, que cita números ainda não divulgados pelo Ibope Nielsen Online, a rede de Zuckerberg fechou o mês de agosto com 30 milhões de usuÁrios brasileiros.



Com isso, o Facebook conquista a liderança em um dos poucos países nos quais ainda era coadjuvante, e ganha mais números para consolidar seu status de maior rede social do mundo. Hoje com 750 milhões de usuÁrios, a rede, no Brasil, contabilizava apenas pouco mais de quatro milhões de perfis hÁ dois anos, enquanto o Orkut reinava com 27 milhões de pessoas.

Para o Orkut, é o fim de um reinado de mais de sete anos, enquanto era utilizado por cerca de 70% dos brasileiros com conexão à Internet. Nos últimos tempos, a rede incorporou algumas ferramentas semelhantes às do site rival, como o botão "Gostou" e a possibilidade de inserir fotos maiores no avatar.


Imagem: IstoÉ Dinheiro


Recentemente, surgiu ainda outra rede social: o Google+. Mesmo assim, o Google manteve o Orkut no ar e, inclusive, em julho, publicou um vídeo em defesa do serviço, intitulado "O Orkut não para de crescer". SerÁ mesmo?

UPDATE: Essa história ainda vai dar muito o que falar. Após a grande repercussão dos números divulgados pela IstoÉ Dinheiro na mídia, o Ibope divulgou uma nota na qual questiona as informações. O instituto frisa que as estatísticas referentes a agosto ainda "não foram finalizadas" e que, portanto, "não confirma os dados publicados na matéria".

- Continua após a publicidade -

O Ibope ainda ressaltou que, de acordo com sua política, "não divulga dados de players". Mas a equipe da IstoÉ Dinheiro, mesmo assim, permanece confiante. Clayton Melo, editor de tecnologia da publicação, afirma que os dados foram obtidos em primeira mão, de fonte segura, e que os números serão confirmados assim que o Ibope publicar os resultados da pesquisa.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.