Índice do Artigo

Notícias

Uso excessivo da internet no Brasil pode ser sobretaxado

É bom os internautas brasileiros irem preparando os bolsos: as operadoras de telefonia estão se unindo para pleitear junto a Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL , permissão para cobrar uma espécie de sobretaxa aos usuÁrios que acessam a web em demasia.

Não satisfeitas na tentativa pela cobrança abusiva aos seus clientes, as operadoras querem ainda taxar companhias como a Apple, Facebook, Google e Microsoft, alegando que estas possuem produtos que estimulam o uso excessivo da rede.

O argumento que as operadoras irão apresentar à ANATEL para a cobrança abusiva é a de que o uso em “excesso” da internet estÁ causando saturação e sobrecarga na rede, devido ao alto fluxo no trÁfego de dados.

De acordo com as operadoras, essa sobretaxa serviria como uma espécie de “fundo” para o aumento dos investimentos na ampliação e modernização da rede. Do contrÁrio, justificam as companhias, o acesso a internet como um todo teria de ficar um pouco mais cara, penalizando assim o usuÁrio que faz pouco uso da web.

Em relação à taxação das empresas que possuem produtos que estimulam o uso em demasia da rede, as operadoras se defendem alegando não ser justo que as grandes companhias lucrem com um modelo de negócio dependente da internet sem contribuir com a infraestrutura das conexões no país.

Indagada sobre o assunto, a Google Brasil informou que foi graças a produtos com grande apelo ao fluxo de dados, como é o caso do YouTube, que estimularam que novos usuÁrios aderissem a rede mundial de computadores em nosso país, gerando assim mais lucro às operadoras.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções