Bares nos EUA dobram número de clientes transmitindo competições de games

Sair só para comer um aperitivo, beber e ouvir uma musiquinha relaxante parece jÁ ser coisa do passado em alguns barzinhos nos Estados Unidos. O Mad in the Fog, um dos pubs mais populares de São Francisco, na Califórnia, aderiu à moda de transmitir campeonatos de games para tentar atrair mais clientes. E o resultado, como conta o Wall Street Journal, deu muito certo.


Fãs de "StarCraft II" assintem à competição em Los Angeles. Foto: WSJ

Segundo a publicação, o local tem transmitido partidas profissionais de games, sendo que o RTS "StarCraft II" foi o estopim mÁximo da semana passada, em que dois coreanos finalistas de uma disputa realizada no LA Convention Center, a 613 km dali, degladiaram-se por um prêmio de US$ 50 mil. A partida foi transmitida em tempo real e exposta em telões do bar e para espectadores de outros barzinhos de Nova York, no outro lado do país (Costa Leste).

O resultado disso é que o público que compareceu e assistiu às partidas significou o dobro de pessoas que esses locais normalmente registrariam. Os clientes, auto denominados "geeks", representam agora uma fonte alternativa de renda segura para esses mesmos bares.


Barcraft em São Francisco: ponto de encontro de fãs. Fotos: TwitchTV


"Foi incrível. Tivemos mais de 50 jogadores (clientes). Essa quantia é mais do que o dobro que eu teria num domingo a noite normal", disse Jim Biddle, gerente do Bistro, bar que inaugurou em julho a onda dos "Barcraft", maneira como esses barzinhos estão sendo chamados. "Parece a Copa do Mundo. Você se envolve com a energia e os gritos de todo mundo quando um jogador faz uma jogada mais marcante", completou.


eSports em foco + pesquisa

Milhões de internautas jÁ são adeptos às transmissões de partidas profissionais de games pela rede através dos canais pagos MBC Game e Ongamenet. Os eSports são a fonte para os mais aficcionados ficarem mais perto dos seus ídolos, aqueles que são referência porque sabem jogar e dominam todos os comandos de um jeito muito superior ao considerado normal.

Os dois canais, inclusive, também transmitem competições de "Halo", "Counter-Strike" e "Call of Duty". Mas "StarCraft II" é frequentemente o que chama mais atenção e agrega maior público. O motivo disso acontecer, segundo pesquisa da Universidade de Washington, é que o game deixa assistir à partida pelos dois lados da cena.



Essa assimetria de informação captada gera situações que resultam em suspense por saber que um ataque inesperado serÁ efetuado sem o adversÁrio saber. Este, por sua vez, terÁ que pensar rapidamente numa estratégia de defesa caso queira continuar na partida. É esse tipo de incerteza e vulnerabilidade, fontes fundamentais do entretenimento, que faz do game da Blizzard ganhar em audiência.

Agora, serÁ que a moda pega por aqui? JÁ pensou num domingo à noite com nada pra fazer ir assistir a uma partida profissional do seu jogo preferido com outros entusiastas?

Assuntos
Tags
  • Redator: Andrei Longen

    Andrei Longen

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Andrei Longen é entusiasta por videogames desde os 7 anos, quando ganhou um Odyssey 2, seu primeiro console. Hoje tem PS4, PS3 e PS Vita e adora caçar troféus em todos os jogos. Colabora no Adrenaline com notícias, análises, artigos, colunas e vídeos.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.