Conheça os principais processadores Intel para entusiastas

Aqueles que querem montar uma mÁquina de alto desempenho, que fazem parte do segmento conhecido como "entusiasta", costumam fazer questão de escolher e construir seu PC peça a peça. Aqui, vamos dar uma mãozinha para estes usuÁrios, e listar os principais processadores Intel direcionados a este segmento de mercado, de usuÁrios que buscam ter os recursos mais recentes disponíveis, além de alta performance em seus sistemas.


Choose your destiny

Hoje temos duas linhas principais de CPUs para este segmento: as da primeira geração Core baseadas em chipset X58, com os processadores Intel Core i7 980X e 990X, e as da segunda geração Core, baseadas no P67-Z68, com o processador core i7 2600 e 2600K e o i5 2500K.


Extreme Edition (Chipset X58)

Os processadores da linha X58 que levam o "selo" Extreme Edition, apesar de não ser da geração mais atual, são hoje as principais CPUs de alto desempenho da Intel. Nesta linha temos uma série de processadores, entre eles o modelo 980X, que jÁ fez sua passagem pela redação e que possui uma review completa disponível neste link. O modelo 990X é o sucessor do 980X na linha Extreme Edition, sendo lançado em fevereiro deste ano e é, atualmente, o processador de mais alto desempenho disponível entre as CPUs Intel.

- Continua após a publicidade -

O 990X pode chegar a 3.6Ghz via TurboBoost e conta com 6x256KB de cache L2, 12MB de L3. Assim como seu antecessor, o 990X tem seus multiplicadores destravados, um recurso importante para usuÁrios entusiastas que desejam aumentar a performance do sistema com o overclock.


Sandy Bridge
(Chipset P67 Z68)

Na segunda geração de CPUs Core, dos processadores compatíveis com os chipsets P67 e Z68, temos os processadores Intel Core i7 2600 e 2600K como principais opções para os entusiastas, sendo os processadores de maior desempenho da geração Sandy Bridge até o momento, que traz entre seus destaques a integração de uma GPU no processador. A principal diferença entre os dois modelos é o multiplicador, que é destravado no modelo 2600K, sendo que a Intel costuma utilizar a letra "K" para indicar esta diferença de configuração nas CPUs. Nos demais quesitos, os dois processadores são semelhantes, sendo que o 2600K traz uma apelo maior aos consumidores interessados em realizar o overclock, pois o multiplicador destravado é um recurso importante para esta ação.

Os processadores 2600 e 2600K tem especificações inferiores ao do 990X, como cache de 8 MB, enquanto o modelo top possui 12 MB. Outro exemplo é o recurso de memórias RAM, que nos processadores 2600 possuem suporte a dual channel(devido características do chipset), enquanto que nos Extreme Edition hÁ suporte para triple channel, ou seja, três canais simultâneos com as memórias, o que resulta em uma performance superior caso o usuÁrio utilize três memórias RAM aliado a aplicações que façam uso dessa tecnologia.

Quem quer conhecer mais detalhes do processador Intel Core i7 2600K pode conferir na review completa do produto.

- Continua após a publicidade -

Outro modelo interessante é o Core i5 2500K, mais um processador onde o overclock é facilitado graças ao multiplicador destravado. Este processador traz como destaque o seu custo-benefício, com preço mais acessível que os modelos i7, mas com uma margem interessante para overclock. O mesmo acontece no comparativo entre os processadores da linha Extreme Edition e os i7 2600K, jÁ que apesar da performance ser inferior no 2600K, ele traz um preço mais acessível e um potencial para aumento de desempenho interessante. Mais informações do Core i5 2500K estão disponíveis na review completa.

Em breve, receberemos os processadores Sandy Bridge-E, que irão desbancar o 990X do trono de processador mais pontente da Intel. Então, fique de olho!

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.