IBM desenvolve chip que "reage" como cérebro e "sente" eventos

A IBM desenvolveu um chip para computador inspirado no cérebro humano capaz de prever tsunamis e riscos dos mercados financeiros. Apelidado de "computação cognitiva", o chip é programado para reconhecer padrões, fazer previsões e aprender com os erros.

Segundo informou a Big Blue, o chip possui uma abordagem e conceito de design completamente diferente dos chips de processadores tradicionais, podendo sintetizar eventos ocorridos no momento atual (T0) e tomar decisões em tempo real.

Enquanto que os processadores tradicionais utilizam do conceito de uma premissa/condição, para então reagir (fazer um processamento) e entregar um resultado, o chip cognitivo dispensa qualquer conjunto de programação definida, o chip chegar a decisões da mesma forma que o cérebro usa as sinapses, os neurônios e axônios.

De acordo com a IBM, os computadores cognitivos podem reagir ao paladar, tato, cheiros e sons, consumindo menos energia e volume do que a tecnologia de hoje.

Para se ter idéia da eficiência da nova tecnologia, o chip possui 3,8 milhões de transistores em um die de silício com Área de apenas 4,2 milímetros quadrados. Segundo a Big Blue, mesmo uma CPU dos padrões atuais com 2 bilhões de transistores não poderia executar tarefas semelhantes. Para tanto, os atuais chips deveriam ser 10 vezes maiores.

- Continua após a publicidade -

A primeira versão do chip possui um total de 256 "neurônios digitais", uma matriz de 256 por 256 (ou um total de 65.536) sinapses, e 256 axônios. HÁ ainda uma segunda versão contando 262.144 sinapses. 

Patrocinado pelo Departamento de Defesa dos EUA (DoD), a IBM recebeu 21 milhões de dólares em financiamento para a tecnologia. A idéia é agora é sair da fase conceitual e encontrar meios para produzir o chip "cognitivo" em escala de produção.


.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
ibm
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.