Índice do Artigo

Notícias

Google leva o Street View para a Amazônia

O Google Street View, funcionalidade do Google Maps que permite aos usuÁrios explorar digitalmente diversas cidades e lugares por meio de fotos em 360°, tem agora um novo desafio: levar imagens da Floresta Amazônica para todo o mundo.

Em post no blog oficial
, o Google afirma que alguns membros da sua equipe do Brasil e do Estados Unidos jÁ estão no local para capturar imagens do Rio Negro, do Rio Amazonas e de suas comunidades.



O projeto, conhecido como “Street View na Amazônia”, é realizado em parceria com a Fundação Amazonas SustentÁvel (FAS), uma ONG que promove educação, apoio social, econômico e ambiental para as comunidades locais. A primeira fase começa hoje e tem duração prevista de três semanas.

Para capturar as imagens nos rios, o Google vai utilizar triciclos com câmeras acoplados em barcos operados por moradores das próprias comunidades, recrutados pelo Google e pela FAS em uma ação educativa. O veículo, próprio para locais que não são acessíveis por carros, também serÁ utilizado para mapear as comunidades da região.



“Essa parceria inédita com a Fundação Amazonas SustentÁvel vai tornar possível nosso projeto de treinar e preparar os moradores das comunidades para captar imagens da Amazônia,” afirma Karin Tuxen-Bettman, líder do time de Geolocalização do Google. “Assim que todas as imagens estiverem no ar, poderemos compartilhar a cultura e a beleza de locais da Amazônia com qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo.”



Virgílio Viana, superintendente geral da FAS, acredita que proporcionar ao mundo essa experiência é mais do que apenas entretenimento. “Isso assume um papel de extrema importância na conscientização sobre os desafios de conservação, desenvolvimento comunitÁrio e sustentabilidade na Amazônia”, afirma.

Os moradores do local convidaram o Google para fotografar o interior de diversos lugares das comunidades, como os centros cívicos e escolas. Depois da coleta, as imagens serão processadas e disponibilizadas aos usuÁrios gratuitamente através do Street View.

O Google Street View foi lançado oficialmente no Brasil em setembro de 2010, com imagens de 51 municípios. Uma galeria especial traz ícones de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Por enquanto, ainda não hÁ informações sobre quando a Amazônia darÁ as caras no serviço.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções