Google leva o Street View para a Amazônia

O Google Street View, funcionalidade do Google Maps que permite aos usuÁrios explorar digitalmente diversas cidades e lugares por meio de fotos em 360°, tem agora um novo desafio: levar imagens da Floresta Amazônica para todo o mundo.

Em post no blog oficial
, o Google afirma que alguns membros da sua equipe do Brasil e do Estados Unidos jÁ estão no local para capturar imagens do Rio Negro, do Rio Amazonas e de suas comunidades.



O projeto, conhecido como "Street View na Amazônia", é realizado em parceria com a Fundação Amazonas SustentÁvel (FAS), uma ONG que promove educação, apoio social, econômico e ambiental para as comunidades locais. A primeira fase começa hoje e tem duração prevista de três semanas.

Para capturar as imagens nos rios, o Google vai utilizar triciclos com câmeras acoplados em barcos operados por moradores das próprias comunidades, recrutados pelo Google e pela FAS em uma ação educativa. O veículo, próprio para locais que não são acessíveis por carros, também serÁ utilizado para mapear as comunidades da região.



"Essa parceria inédita com a Fundação Amazonas SustentÁvel vai tornar possível nosso projeto de treinar e preparar os moradores das comunidades para captar imagens da Amazônia," afirma Karin Tuxen-Bettman, líder do time de Geolocalização do Google. "Assim que todas as imagens estiverem no ar, poderemos compartilhar a cultura e a beleza de locais da Amazônia com qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo."



Virgílio Viana, superintendente geral da FAS, acredita que proporcionar ao mundo essa experiência é mais do que apenas entretenimento. "Isso assume um papel de extrema importância na conscientização sobre os desafios de conservação, desenvolvimento comunitÁrio e sustentabilidade na Amazônia", afirma.

Os moradores do local convidaram o Google para fotografar o interior de diversos lugares das comunidades, como os centros cívicos e escolas. Depois da coleta, as imagens serão processadas e disponibilizadas aos usuÁrios gratuitamente através do Street View.

O Google Street View foi lançado oficialmente no Brasil em setembro de 2010, com imagens de 51 municípios. Uma galeria especial traz ícones de São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Por enquanto, ainda não hÁ informações sobre quando a Amazônia darÁ as caras no serviço.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.