M-DISC fornece até 1000 anos de armazenamento de dados

A Millenniata, empresa do segmento de mídia óptica, inaugurou uma nova era no armazenamento de informação, com o lançamento dos discos M-DISC e M-READY.

O novo padrão de mídia possui tecnologia que permite permanentemente o armazenamento dos dados na camada de gravação do disco para uso a qualquer hora, bem como às futuras gerações, sem qualquer perda de dados.

Como forma de fortalecer o novo formato, a Millenniata também anunciou uma parceria de produção e comercialização com a Hitachi-LG Data Storage, Inc. para a fabricação de drives de DVD compatíveis com o M-DISC, e comercializÁ-los através de seus canais de vendas.

De acordo com a Millenniata, o M-DISC não se degrada com o passar do tempo, mesmo com a gravação de dados diÁrio, proporcionando assim uma longa duração de armazenamento, podendo chegar a mil anos.


- Continua após a publicidade -

Um teste de vida acelerado realizado pela Divisão de Armas da U.S. Naval Air Warfare Center dos EUA testou cinco marcas de discos DVD de dados, incluindo o Millenniata M-DISC, para conferir a longevidade e confiabilidade dos dados. O teste revelou que a M-DISC foi a única solução que não sofreu degradação ou perda de dados. Todos os outros discos testados falharam.

Com uma crescente necessidade de armazenamento de informações durÁveis e de longa duração, o M-DISC fornece prevenção de perda de dados ao gravar o laser em um material inorgânico do tipo rochoso que não estÁ disponível em uma mídia de DVD gravÁvel. Os DVDs gravÁveis utilizam corantes orgânicos para armazenar dados, materiais conhecidos por desvanecer-se e degradar ao longo do tempo.

Ao preço de US$ 2,99, o M-DISC tem capacidade de um legítimo DVD (4,7 GB) com desempenho comparÁvel. A Millenniata estÁ atualmente trabalhando em uma versão Blu-Ray do M-DISC que serÁ anunciado futuramente.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.