"Tatuagem eletrônica" promete revolucionar a vida dos seres humanos!

Uma equipe de pesquisadores internacionais formada por cientistas dos EUA, China e Cingapura anunciaram um feito que promete revolucionar a vida dos humanos em um futuro não muito distante.

Chamado de Sistema Eletrônico Epidérmico (EES), trata-se de um adesivo eletrônico da espessura de um fio de cabelo que adere à pele como uma tatuagem temporÁria que pode ser utilizado em um amplo espectro da vida dos homens, como é o caso do sensoriamento médico, dos jogos de computador e até mesmo em operações de espionagem.

John Rogers, professor de ciência de materiais e de engenharia da Universidade de Illinois, e co-autor da descoberta, diz que o EES é uma tecnologia que praticamente funde os conceitos de eletrônica e biologia. Para o pesquisador, criaram o Sistema Eletrônico Epidérmico com o objetivo de desenvolver uma tecnologia eletrônica que pudesse integrar com a pele humana de uma forma que fosse mecanicamente e fisiologicamente invisível para o usuÁrio.


(Sistema Eletrônico Epidérmico)

"O dispositivo pode ser usado, por exemplo, no lugar dos incômodos eletrodos para monitorar as atividades do coração, cérebro e tecido muscular, e quando colocado na garganta, permite os usuÁrios a operar sistemas eletrônicos ativados por voz com mais de 90 por cento de precisão, sendo, portanto, bastante promissor para pacientes que sofrem de determinadas doenças da laringe, e ainda servir de base para a comunicação sub-vocal, adequado para o uso sigiloso", revelou Rogers.

- Continua após a publicidade -

O EES praticamente imperceptível e sem peso, necessitando de pouquíssima quantidade de energia para funcionar, possuindo assim uma minúscula fonte de captação solar, e ainda de radiações eletromagnéticas vindas inerentes das cidades.

De acordo ainda com a equipe de pesquisadores, o Sistema Eletrônico Epidérmico pode ainda ser utilizado, no futuro, em pacientes com apnéia do sono, em bebês que necessitam de cuidados neonatais, e para fazer curativos eletrônicos para ajudar a pele a curar de feridas e queimaduras.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual vai ser o melhor game lançado em maio de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.