Estudo revela porque os gamers gostam de jogar

JÁ pensaram o motivo principal que leva vocês, jogadores, a quererem passar horas em frente a uma tela debulhando seus games preferidos e os fazem gostar do simples ato de jogar? Pois uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Essex, no Reino Unido, parece ter descoberto tal causa.


Por mais simples e óbvio que possa parecer, a principal razão que move os jogadores a continuaram jogando é porque os games são a "plataforma ideal para assumir diversas características que gostariam de vivenciar na sua própria vida". Dessa maneira, buscam ter experiências diversas sob vÁrias perspectivas que complementem suas vontades reais em mundos virtuais.

"Um jogo pode ser mais divertido quando você tem a chance de agir como um tipo ideal para a sua personalidade ou vontade pessoal", explicou Andy Przybylski, um dos pesquisadores do estudo. "A atração por jogar e o que faz essa ação tão divertida é que ela dÁ às pessoas a oportunidade de pensar sobre um papel que eles idealmente gostariam de assumir nas suas vidas. E quando isso acontece, elas abraçam com todo vigor", finalizou o especialista.

O estudo foi concluído a partir de respostas obtidas a entrevistas em laboratório com centenas de jogadores britânicos, divididos entre casuais e entusiastas. Ambas as denominações, contudo, não se diferenciaram entre as "classes", e todos alegaram que se sentiam melhores quando tinham a chance de vivenciar novas identidades, seja com personagens de diferentes gêneros, tipos de conduta ou realidades.

Assuntos
Tags
  • Redator: Andrei Longen

    Andrei Longen

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Andrei Longen é entusiasta por videogames desde os 7 anos, quando ganhou um Odyssey 2, seu primeiro console. Hoje tem PS4, PS3 e PS Vita e adora caçar troféus em todos os jogos. Colabora no Adrenaline com notícias, análises, artigos, colunas e vídeos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.