Id Software critica consoles e diz que RAGE no Xbox 360 vai exigir 22GB no HD

John Carmack, co-fundador da produtora id Software, mandou dar um aviso aos donos do Xbox 360 durante sua keynote na QuakeCon 2011: os jogadores que desejarem se aventurar no FPS pós-apocalíptico "RAGE" terão que reservar, ao todo, 22GB de espaço no disco rígido do console. É somente dessa maneira que poderão jogar o aguardado game.



"No X360 nós não temos uma opção de instalação parcial. É tudo ou nada. Ou você joga ou não joga. Isso significa que você vai ter que instalar cerca de 22GB de informações no disco rígido do seu console, o que leva bastante tempo. Mas essa é realmente a melhor forma de se jogar no console", disse o produtor ao site CVG.

O Playstation 3 também não estÁ livre dos problemas. A grande latência de velocidade na hora de rodar a mídia Blu-Ray é o maior revés da plataforma da Sony. Fora a memória restrita do console.

"O PS3 tem um pouco menos de memória disponível que o X360 porque tem um engasgo entre a memória que você usa para texturas e para as outras coisas. Mas quando falamos de mídias, temos tanto problemas com o DVD quanto o BD, sendo este último ainda pior por causa da latência com que roda, enquanto o outro vacila pelo limite de espaço", continuou Carmack.


Consoles X PC

Não contente em distribuir críticas pesadas aos videogames, Carmack ainda alegou estar extremamente frustrado com a versão de "RAGE" para consoles, haja vista que os PCs podem ser até 10 vezes mais potentes que os sistemas atuais, mesmo que também patine com alguns probleminhas.

"É tão frustrante saber que o hardware que temos com no PC é 10 vezes mais poderoso do que o que temos nos consoles de hoje. Mas honestamente, também tem sido mesmo um esforço tremendo fazer o jogo rodar a 60 quadros por segundo no PC com a mesmo vigor que conseguimos no X360", adicionou.



"Temos muitos problemas técnicos com os drivers de todos os sistemas: quando conseguimos finalizar mais uma pÁgina de dados grÁficos nos consoles, é como se disséssemos ‘beleza, conseguimos escrever mais uma pÁgina inteira com dados de texturas dinâmicas'".

"No PC, o problema começa quando aquilo que escrevemos nos consoles potencialmente se torna uma imagem sub-2D, e se você é um programador e começar a dar os primeiros passos para resolver os pepinos de adaptação entre as plataformas, certamente você vai chorar. Vai ser muito difícil arrumar tudo. Vai levar um tempão", finalizou.

"RAGE" estreia em 4 de outubro.

Assuntos
Tags
  • Redator: Andrei Longen

    Andrei Longen

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Andrei Longen é entusiasta por videogames desde os 7 anos, quando ganhou um Odyssey 2, seu primeiro console. Hoje tem PS4, PS3 e PS Vita e adora caçar troféus em todos os jogos. Colabora no Adrenaline com notícias, análises, artigos, colunas e vídeos.

Qual vai ser o melhor game lançado em maio de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.