Android representa quase metade do mercado de smartphones

O Android representou 48% do mercado de smartphones no segundo trimestre deste ano, segundo o Canalys. O sistema segue em um crescimento constante, especialmente a partir do ano passado, quando ultrapassou o Symbian como o principal SO para smartphones. Na região asiÁtica, o domínio do sistema da Google é ainda maior: na Coreia do Sul representa 85% do mercado e em Taiwan 71%.

Os 20.3 milhões de iPhones enviados às lojas garantiram 19% do marketshare para a Apple, que ultrapassou o Symbian e assumiu assim o segundo lugar neste segmento. A marca da maçã também arrematou posições como vendedor individual, ultrapassando a Nokia e se tornando a principal produtora de smartphones. A empresa finlandesa também ficou para trÁs da Samsung, que é a principal fabricante de aparelhos com SO Android, e jÁ vendeu mais de cinco milhões de unidades de seu Galaxy SII.

A Nokia vem em uma queda constante, se mantendo com algum destaque apenas em países emergentes como o BRIC (grupo composto por Brasil, Rússia, Índia e China). "O problema é que a demanda por aparelhos com o sistema Symbian se dissipou muito rÁpido em países importantes para a empresa, como na região da Europa", afirma Pete Cunningham, analista da Canalys.

- Continua após a publicidade -

Para uma melhora da finlandesa no mercado, os investidores e, especialmente a Microsoft, estão no aguardo dos primeiros aparelhos com Windows Phone 7, que estÁ previsto para este ano. O WP7, por sinal, apareceu com apenas 1% do marketshare mundial, e a empresa de Ballmer acredita que a parceria com a Nokia pode mudar este quadro.

Outra empresa que perdeu espaço foi a RIM, responsÁvel pelos aparelhos BlackBerry. A empresa caiu para 12% de participação no mercado norte-americano, sendo que detinha 33% hÁ um ano atrÁs. No mercado externo, a companhia cresceu 11%, mantendo a liderança na América Latina.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual vai ser o melhor game lançado em maio de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.