Malware para Android grava conversas telefônicas

Programas maliciosos para Android não são exatamente uma novidade: eles são capazes, por exemplo, de enviar SMS sem o consentimento do usuÁrio para números premium (mais caros que os normais) ou coletar dados pessoais armazenados no aparelho.

Agora, surge uma novidade bem mais complexa: um cavalo-de-troia capaz de espionar todas as conversas, gravando o Áudio e enviando para desconhecidos.


O pesquisador de segurança Dinesh Venkatesan, no blog Security Advisor da CA Technologies, mostra que, uma vez instalado, o malware passa a gravar o Áudio das conversas assim que uma chamada é realizada. Os arquivos ficam armazenados na extensão .amr dentro do cartão SD, no diretório shangzhou/callrecord.

Como de costume, o código malicioso se espalha disfarçado de uma aplicação legítima no Android Market. Fica, então, o alerta para observar bem as permissões antes de instalar qualquer coisa. Neste caso, o app deixa evidente que é capaz de gravar Áudio e interceptar chamadas.


Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.