Jogos violentos são retirados das prateleiras da Noruega após massacre

Os recentes ataques terroristas de Oslo, capital da Noruega, reacenderam a  discussão sobre jogos violentos. O autor dos crimes, Anders Behrin Breivik, citou em testamento a franquia "Call of Duty" como fonte de inspiração e treinamento militar para cometer os homicídios. Por causa disso, uma grande rede de lojas do país retirou 51 títulos considerados violentos de circulação.



Uma das maiores redes varejistas da Noruega, a Coop Norway confirmou ao jornal norueguês Rogaland Avis o recolhimentos dos jogos das prateleiras. "Assim que soubemos da extensão do ataque tomamos a decisão de remover os jogos", disse Geir Inge Stokke.

"Outras pessoas mais qualificadas podem dizer o quanto os efeitos negativos de jogos como esses têm nas pessoas. No momento, cabe-nos apenas retirÁ-los de circulação. Não ficaria surpreso se outros fizessem o mesmo que o terrorista. A economia envolvida não é importante", continuou Geir.

Entre os jogos considerados violentos da lista removidos das prateleiras estão "Call of Duty" ("Modern Warfare", "Modern Warfare 2", "World at War" e "Black Ops"), "World of Warcraft", "Homefront", "Sniper: Ghost Warrior" e "Counter-Strike: Source". Entretanto, é vÁlido salientar que a atitude não é uma proibição de uso e nem uma medida permanente, mas reforça o rÁpido refúgio de governantes ao culpar os jogos eletrônicos por atos mais extremos.

Assuntos
Tags
  • Redator: Andrei Longen

    Andrei Longen

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Andrei Longen é entusiasta por videogames desde os 7 anos, quando ganhou um Odyssey 2, seu primeiro console. Hoje tem PS4, PS3 e PS Vita e adora caçar troféus em todos os jogos. Colabora no Adrenaline com notícias, análises, artigos, colunas e vídeos.

Qual vai ser o melhor game lançado em maio de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.