Toyota cria janela touchscreen interativa para automóveis

O simples ato de observar a paisagem através da janela do carro durante uma longa viagem pode receber requintes de tecnologia, se depender da Toyota. A empresa apresentou, na mostra "A Mobilidade do Futuro" promovida pela Associação Europeia dos Fabricantes de Veículos Automotores, no Museu Automotivo de Bruxelas, na Bélgica, uma janela de automóvel que funciona como uma tela interativa sensível ao toque.

Chamado de "Janela para o Mundo Toyota", o conceito foi criado partindo da idéia do que seria mover-se dentro de um veículo num futuro próximo, oferecendo cinco funções bÁsicas. Com o toque na janela, por exemplo, os passageiros podem desenhar. Também é possível registrar uma cena, ampliando a imagem vista pela janela através de um movimento de zoom.



A janela touchscreen também dÁ algumas informações aos viajantes: com ela, os usuÁrios podem escolher elementos da paisagem e para saber a tradução em seu idioma, em tempo real. O toque dos dedos também ativa um marcador que identifica as distâncias do deslocamento do veículo. Por fim, a constelação virtual oferece dados sobre as formações que estão no céu no exato momento da viagem. Para entender melhor, confira um vídeo conceitual da tecnologia:



O projeto, que utiliza a tecnologia de realidade aumentada, foi desenvolvido pela Divisão Kansei de Design da Toyota na Europa e o Copenhagen Institute of Interaction Design (CIID). Por enquanto, trata-se apenas de um conceito, mas dÁ uma ideia interessante de como passageiros poderão entreter-se durante longas viagens em um futuro não tão distante.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.