APU Haswell da Intel chegará em 2013 com suporte ao DirectX 11.1?!

EstÁ circulando hoje pela web um rumor baseado em um suposto mapa de lançamento da Intel, sugerindo que a geração de APU posterior ao Ivy Bridge, codinome Haswell, trarÁ GPU integrada ao die do processador com suporte ao DirectX 11.1.

Vale ressaltar que trata-se de uma versão da API grÁfica da Microsoft ainda desconhecida ao mercado, podendo ser uma das grandes novidades do Windows 8.

A Intel parece estar depositando muita confiança na geração Haswell, que serÁ o primeiro chip SoC da companhia a utilizar o moderno processo de fabricação Tri-Gate de 22nm.

Além disso, a APU terÁ como destaque o suporte às instruções AVX2, projetadas para acelerar o desempenho das aplicações que fazem intenso uso de strings de inteiros, além de proporcionarÁ uma maior funcionalidade para operações de transmissão / permuta de elementos de dados, instruções de mudança do vetor com deslocamento variÁvel de contagem por elemento de dados, e instruções para busca dos elementos de dados não-contíguos da memória.

- Continua após a publicidade -

Outro trunfo da futura geração Haswell serÁ a presença do recurso RNG (random number generator), fundamental para a ampliação da segurança de sistemas, ao possibilitar a geração de chaves criptografadas para a criptografia dos dados.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.