Confirmado: Nokia perde o reinado para a Apple e a Samsung

As previsões se confirmaram e a Nokia perdeu mesmo o posto de líder entre os fabricantes de smartphones. O reinado de 15 anos acabou graças à Apple e a Samsung, que passam a ocupar, respectivamente, a primeira e a segunda posição.

Em apenas quatro anos atuando no segmento, a Apple conseguiu se tornar a maior fabricante de smartphones do mundo, com 18% de market share, conforme dados divulgados hoje pela Strategy Analytics.



No segundo trimestre deste ano, a companhia vendeu 20,3 milhões de iPhones. A Nokia contabiliza bem mais vendas, na casa dos 88,5 milhões. Mas o número é muito inferior ao registrado no mesmo período de 2010, quando a empresa comercializou 111,1 milhões de aparelhos.

A Nokia perdeu, em um ano, mais da metade de sua participação de mercado, caindo dos 38,1% para 15,2%. Com um crescimento de 141%, a Apple assumiu o topo, com 18,5% da fatia. A Samsung também se beneficiou do mau momento da Nokia e cravou o segundo lugar, com 17,5%.



Esses números mostram que as três primeiras colocadas no ranking estão bem próximas e que o cenÁrio pode mudar a qualquer momento. Apesar das quedas constantes, a Nokia ainda tem uma carta na manga: a parceria com a Microsoft, que vai render o lançamento de smartphones baseados em Windows Phone 7.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.