Mozilla prepara um SO baseado em Web

A Mozilla Foundation, instituição por trÁs do navegador Firefox, anunciou que pretende criar um sistema operacional para dispostivos móveis, baseado na web (imagine um Chrome OS para smartphones e tablets).

O projeto foi batizado como Boot to Gecko, ou B2G, e estÁ ainda em seus primeiros passos. No site oficial do projeto jÁ estão listados as prioridades para o desenvolvimento do SO: um novo conjunto de APIs baseadas em web, para poder utilizar as potencialidades dos aparelhos, como GPS, SMS e câmeras; e um modelo de privilégios, para garantir os níveis de segurança e evitar mal uso dos recursos.

A pÁgina também cita a necessidade de desenvolver a base do sistema, que serve de substrato para dar o boot no SO. Segundo Andreas Gal, pesquisador da Mozilla por trÁs do desenvolvimento do sistema, o B2G vai incorporar elementos do Android, porém no mínimo necessÁrio para funcionar.

Outro ponto importante para o desenvolvimento deste sistema seria a criação de aplicativos jÁ que, apesar da base do Android ser utilizada, não hÁ garantia que o B2G irÁ ter compatibilidade com os apps criados para o sistema operacional da Google.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.