Índice do Artigo

Notícias

Falha de segurança pode matar baterias de MacBooks

Vulnerabilidades em softwares, às vezes, podem ser assustadoras. Mas um bug em uma bateria de notebook pode ser muito, muito pior. O pesquisador em segurança Charlie Miller descobriu uma brecha que afeta as baterias dos MacBooks e podem permitir que terceiros sabotem o equipamento: seja instalando malwares que não podem ser removidos nem com formatação da mÁquina, ou até mesmo causando superaquecimento no hardware.

As baterias possuem um micro controlador que monitora o nível de energia, permitindo que o sistema operacional e o carregador atuem de acordo. Com isso, as baterias conseguem parar de carregar quando atingem 100% de carga mesmo se o usuÁrio mantiver o carregador conectado. Além disso, elas também podem regular sua própria temperatura como medida de segurança.

O que Miller descobriu foi que os chips dessas baterias são despachados de fÁbrica com uma senha padrão. Basta descobri-la para conseguir fazer alguns estragos: não só superaquecer o equipamento ou instalar malwares, mas até sobrescrever todo o firmware, tornando a bateria inutilizÁvel.

Nessa “brincadeira”, o estudioso brickou sete baterias, que deixaram de ser reconhecidas pelos computadores. Miller analisou as baterias em diversos modelos de MacBooks, MacBooks Pro e MacBooks Air e descobriu a senha padrão ao analisar com engenharia reversa uma atualização de software disponibilizada em 2009, justamente para corrigir problemas com as baterias.

Ainda é difícil identificar todos os riscos dessa vulnerabilidade. Para obter acesso à bateria, por exemplo, primeiro um invasor precisaria explorar uma brecha do sistema operacional. Isso não é necessariamente difícil, mas adiciona uma camada a mais de proteção. É possível, aliÁs, que mÁquinas baseadas em Windows tenham o o mesmo problema.

Miller pretende lançar sua própria correção, que conseguiria gerar senhas randômicas. Ele também notificou a Apple e a fabricante dos chips das baterias. Mais detalhes sobre a brecha serão expostos na conferência de segurança Black Hat, em agosto.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções