Intel articula criação do PCI-Express 2.0 x2

Ao que parece, a Intel estÁ tentando articular junto aos seus parceiros, a criação da interface PCI-Express 2.0 x2, como forma de por fim ao gargalo da largura de banda da versão x1.

Apesar da existência da interface x4, esta é demasiadamente complexa de se implementar, resultando em aumento de custos para as fabricantes de placas-mães, sendo portanto, bastante improvÁvel de virar realidade.


(Detalhe dos barramentos PCIe x1 e x16)


Atualmente o PCI-Express 2.0 x1 tem vem se tornando um obstÁculo ao uso em conjunto de controladores SATA 3 e USB 3.0, uma vez que estes necessitam largura de banda superior a 500MB/s (por direção) da atual interface.

- Continua após a publicidade -

Vale ressaltar que o grupo que gerencia o padrão PCI, o PCI-SIG, não tem planos, ao menos no curto prazo, de implementar o suporte ao PCI-Express x2, que dobraria o fluxo de dados para 1GB/s por direção.

Outra questão, esta nas entrelinhas do interesse na Intel em promover o PCIe x2, reside no fato que esta implementação daria mais robustez as controladoras do Thunderbolt, interface de comunicação de alta velocidade da companhia.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.