Core i7-3960X (Sandy Bridge E) é até 111% mais veloz que Core i7-990X?!

O pessoal do Donanimhaber.com obteve acesso a supostos slides da Intel onde comparam o desempenho da futura geração de processadores de alto desempenho da companhia – linha Sandy Bridge E (socket LGA2011) – com o atual modelo top de linha.

De acordo com os tais testes, o Core i7-3960X Extreme Edition (revelado recentemente, conforme noticiado aqui na Adrenaline) é em média, 47% mais veloz que o 990X, chegando em alguns casos, a ter uma vantagem superior  a 100%.

Para quem ainda não sabe, o processador pertencente à cobiçada linha Extreme Edition (multiplicadores totalmente destravados), com um total de 6 núcleos e 12 threads, clock pdrão em 3.3Ghz (podendo chegar a 3.9Ghz via Turbo Boost), com 15MB de memória cache L3, controladora de memória quad-channel, suporte oficial para DDR3 de 1333Mhz e TDP em 130W.

Dois fatores são os principais responsÁveis pelo significativo aumento de desempenho da geração Sandy Bridge E sobre a atual Westmere/Gulftown: aumento de 33% na largura de banda de memória (de 192 bits para 256 bits, ou triple channel para quad channel) e as novas instruções AVX que otimizam o trabalho da CPU.

Ainda não hÁ informações sobre preços ou data de lançamento dos Core i7 3000, embora se especule que as primeiras CPUs poderiam chegar entre outubro e novembro.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.