Nomes e especificações do Intel Sandy Bridge E aparecem na web

Finalmente apareceram na web os primeiros detalhes acerca da futura geração de processadores de alto desempenho da Intel, codinome Sandy Bridge E (socket LGA2011).

Um total de três modelos foram "revelados", sendo duas CPUs carregando 6 núcleos, e uma com 4. Pertencentes à linha Core i7, como forma de se diferenciarem frente aos seus "irmãos menores", os processadores SNB-E chegarão ao mercado pertencendo à série 3000.


O modelo "mais simples" atenderÁ pelo nome de Core i7-3820, trazendo um total de 4 núcleos físicos e 8 lógicos (threads) trabalhando em 3.6Ghz (3.9Ghz via Turbo Boost) e 10 MB de memória cache L3.

A versão intermediÁria serÁ batizado de Core i7-3930K, com um total de 6 núcleos e 12 threads, core clock em 3.2Ghz (3.8Ghz via Turbo Boost), 12 MB de L3 e conforme o sufixo "K" denuncia, trata-se de um processador com multiplicadores destravados, permitindo assim um alto poder de overclock.

- Continua após a publicidade -

A terceira CPU serÁ (ao menos por enquanto) a grande estrela da Intel. Atendendo pelo nome de Core i7-3960X, jÁ pela nomenclatura o usuÁrio identifica que trata-se de um processador diferenciado, pertencente à cobiçada linha Extreme Edition. Com um total de 6 núcleos e 12 threads, a CPU sai de fÁbrica em 3.3Ghz (podendo chegar a 3.9Ghz), com um total de 15MB de memória cache L3.

Vale ressaltar que todas as 3 CPUs possuem controladora de memória do tipo quad-channel, com suporte oficial para DDR3 de 1333Mhz e TDP em 130W.

Preços e datas de lançamentos ainda são um completo mistério. Contudo, especula-se que os Sandy Bridges E poderão chegar no final do ano, antivésperas do Natal.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.