Apple vence em decisão preliminar contra HTC

A Apple venceu, em decisão preliminar, uma ação por quebra de patentes contra a HTC. Segundo o pedido avaliado pela Comissão Internacional de Comércio dos Estados Unidos (USITC), a empresa taiwanesa violou um conjunto de dez patentes.

Na possibilidade mais extrema, a comissão poderia impedir a importação de aparelhos da HTC para os EUA. A empresa afirmou que ainda não teve acesso ao relatório, mas jÁ prometeu recorrer: "Estamos muito confiantes de que temos fortes argumentos para recorrer da decisão e preparados para nos defender usando todos os meios possíveis", disse Grace Lei, do conselho geral da companhia.

Escute nosso Podcast sobre a briga de patentes e falsificações

- Continua após a publicidade -

A Apple acusa a HTC de quebrar 20 patentes relacionadas a interface e aos elementos do hardware. A empresa taiwanesa é um parceiro-chave da Google, sendo que foi a responsÁvel pelo lançamento de um dos primeiros aparelhos como sistema Android. A Google jÁ prometeu auxiliar a aliada: "Nós estamos vendo um crescimento explosivo de aparelhos Android no mercado e, por causa de nosso sucesso, competidores estão respondendo com processos jÁ que não podem responder através de inovações", afirmou Erich Schimdt, executivo da empresa.

A resposta de Schimdt, no mínimo polêmica, é resultado de um momento de pressão que os sistema Android passa, com um conjunto de processos sendo movidos contra a empresa por grandes concorrentes como Microsoft, Oracle e Apple. O sistema, que se declara opensource, vem esbarrando constantemente com o problemas relacionados à patentes.

A HTC jÁ paga cinco dólares a Microsoft, a cada smartphone com Android vendido, e a dona do Windows Phone 7 pretende cobrar 15 dólares por cada Samsung com o sistema da Google comercializado. A questão é mais grave em relação à Apple jÁ que, diferente da Microsoft que libera a venda com o devido pagamento de royalties, a empresa da maçã prefere eliminar o concorrente com o pedido da sanção dos produtos com quebras de patentes.

A comissão irÁ se pronunciar definitivamente até o final deste ano, sobre a ação da Apple contra a HTC.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.