ABES apreende de mais de 1 milhão de CDs com programas piratas no 1o. semestre

A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) e a ESA (Entertainment Software Association) finalizaram os resultados do combate à pirataria de software realizado no Brasil durante o primeiro semestre de 2011. De acordo com as entidades, ao todo foram efetuadas 334 operações nos principais centros de comércio popular do país.

Essas ações culminaram na captura de 1.187.522 CDs de programas de computador falsificados, representando um aumento de cerca de 36% em relação ao primeiro semestre de 2010. O estado do Rio de Janeiro lidera o ranking do semestre com mais de 513 mil unidades de mídias apreendidas, seguido por Minas Gerais e ParanÁ.

"O esforço concentrado de nosso trabalho, que vem sendo realizado hÁ anos nas três vertentes - educativa, econômica e repressiva - fez com que alcançÁssemos resultados muito relevantes nesses seis primeiros meses de 2011. Além de conseguirmos importantes avanços na defesa da propriedade intelectual, também reduzimos alguns índices, o que mostra que o ritmo das ações estÁ em linha com nossas metas, no sentido de contribuir cada vez mais para os avanços conquistados pelo país", comenta Antônio Eduardo Mendes da Silva, coordenador do Grupo de Defesa da Propriedade Intelectual da ABES.

Ainda no primeiro trimestre desse ano, o Brasil foi excluído pelos EUA de sua lista de países considerados desafiadores no que se refere à pirataria e ao contrabando, sendo o único país entre o BRIC a alcançar tal resultado. Tanto é que o trabalho ostensivo de monitoramente da venda de softwares falsificados na Internet registrou queda em seus índices: foram retirados do ar 137 sites e 7,5 mil anúncios destinados a essa finalidade, resultado dos esforços e atuações coordenadas entre polícia e entidades.

Ranking de Apreensões no Brasil – 1º Semestre 2011 (em unidades)
1º Rio de Janeiro: 513.273
2º Minas Gerais: 314.863
3º ParanÁ: 246.797
4º São Paulo: 112.887

Volume de CDs apreendidos (em unidades)
1º Semestre 2010: 873.200
1º Semestre 2011: 1.187.522

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.