Computador aprende a jogar Civilization e ganha quase 80% das partidas

Quem disse que a Skynet não existe pode quebrar a cara a seguir. Brincadeiras à parte, saiba que um computador ensinou a si mesmo a ler o manual de instruções de "Civilization V". No que isso resultou? A mÁquina aprendeu a maioria das tÁticas de combates do game de estratégia e aumentou sua porcentagem de vitórias de 46% para 79%.



O fato só foi possível porque pesquisadores da Universidade de Londres desenvolveram "algoritmos de inferimento de significado" que, quando aplicados no computador, fizeram a mÁquina passar da etapa de "entendimento zero" para a de alta porcentagem de vitórias em "Civilization V".


Inteligência Artificial

O processo de aprendizado do computador pode ser descrito da seguinte forma: a mÁquina, ao receber uma lista de ações que poderia tomar no jogo, pode compreender as informações mostradas na tela e, a partir daí, foi possível de acionar os comandos seguintes sozinha.

Para isso acontecer, contudo, o computador teve que passar por um processo de tentativa e erro, onde palavras diferentes apareciam na tela ao mesmo tempo em que as ações eram executadas. Como o computador procurava as mesmas palavras no manual de instruções, começou a associar as ideias e a formar hipóteses de jogo baseadas nos termos encontrados.

- Continua após a publicidade -

Dessa forma, a mÁquina foi capaz de reproduzir 80% das ações que um ser humano normalmente realizaria caso fosse jogar o game. Com isso, acumulou 79% de vitórias entre todas as partidas que disputou contra a inteligência artificial do próprio jogo.

Assuntos
Tags
  • Redator: Andrei Longen

    Andrei Longen

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Andrei Longen é entusiasta por videogames desde os 7 anos, quando ganhou um Odyssey 2, seu primeiro console. Hoje tem PS4, PS3 e PS Vita e adora caçar troféus em todos os jogos. Colabora no Adrenaline com notícias, análises, artigos, colunas e vídeos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.